Comunicado aos Farmacêuticos do Espírito Santo

O Brasil e o mundo estão enfrentando uma pandemia (decretada pela OMS) que pode alcançar maiores proporções e gravidade se não tomarmos medidas efetivas a fim de conter sua propagação. Enquanto profissionais de saúde devemos acessar informações oficiais para melhor orientar a população e também para nossa proteção durante as atividades profissionais.

Corroborando as orientações emitidas pelo Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Conselho Federal de Farmácia, este sindicato recomenda algumas medidas para que todos tenham a mínima exposição ao contágio pelo Covid-19.

Vale lembrar que cabe aos gestores dos serviços públicos e privados de saúde, cumprir e fazer cumprir as determinações governamentais e fornecer EPI (como luvas, jalecos e máscaras descartáveis, assim como álcool 70 %) para o desempenho das atividades, seja nos  hospitais, nos laboratórios de saúde pública ou de análises clínicas, nas farmácias públicas, na drogaria, na farmácia, na unidade de saúde, etc.

Além disso, recomendamos os seguintes cuidados:

  • Distância mínima de 1 metro para atendimento de usuários, principalmente aqueles que apresentem algum sintoma.
  • Evitar aglomerações nas filas e manter o local bem ventilado.
  • Profissionais com fatores de risco, não devem ficar expostos ao atendimento direto.
  • Lavar bem as mãos, com água corrente e sabão, secar com papel toalha e evitar passar as mãos no rosto principalmente nas mucosas.

Havendo movimentos contra essas determinações do governo, relate ao SINFES para que possamos denunciar aos órgãos competentes.

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – SINFES.

Vitória, 16/03/2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *